Projeto de Interiores
Ano: 2024
Localização: Atibaia, SP
Área: 300 m²
Equipe de Projeto: Ana Pereira, Beatriz Vilhena, Emily Almeida
A Casa Aconchego foi projetada para ser um refúgio acolhedor, cada detalhe foi pensado no estilo dos moradores, um casal jovem e descontraído.
Inspirada em elementos que trazem a memória afetiva e o prazer de estar em um lugar aconchegante, o projeto buscou integrar simplicidade e sofisticação, utilizando uma paleta de cores equilibrada entre cores neutras, como o bege e branco em contraste com o tom vibrante do amarelo e laranja, que dão vida ao espaço e propicia a sensação de conforto e acolhimento.
Na sala, apostamos na extensão do hall, utilizando elementos leves, como o sofá curvado que maximiza a fluidez do espaço. A Poltrona Boise adiciona um peso visual extra, com seu design industrial que contrasta e equilibra a suavidade do sofá. A estante de TV em serralheria clara trouxe um toque moderno e minimalista, mantendo o ambiente leve e organizado. O tapete em tons quentes e a luminária pendente com design orgânico completam o espaço, criando uma atmosfera que se integra perfeitamente ao conceito do hall.
Logo no hall, a escolha do mobiliário solto trouxe funcionalidade ao dia a dia do casal com o espelho oval e o Aparador Ellos. O tapete geométrico, além de proporcionar suavidade, complementa o design ao harmonizar perfeitamente com os demais elementos. A cor das paredes foi estrategicamente utilizada para criar uma delimitação visual, destacando o espaço do hall, que é integrado ao restante dos ambientes.
A cozinha apresenta uma combinação da marcenaria bem tradicional em freijó com os ladrilhos hidráulicos em azul, que trazem um toque de cor e personalidade ao espaço. A escolha dos ladrilhos refletiu principalmente na estética de aconchego, a padronagem sutilmente retrô faz um contraste com o mobiliário solto contemporâneo, como as banquetas Iaiá, do designer Gustavo Bitttercourt. As portas dos armários superiores, trazem o detalhe do vidro canelado, permitindo uma exposição elegante dos itens internos, e mais uma vez remetendo a memória afetiva.
Na iluminação, escolhemos um design mais simplificado para destacar a interação da luz natural com cada ambiente, enfatizando os tons claros da madeira nos armários, bancadas e assentos. Realçando as texturas naturais, tornando-as mais vibrantes e criando um efeito visual mais envolvente.
ÁTRIO ARCH | 2024