Climatização com Trane e Autohome

No dia 20 de agosto a equipe Átrio Arch foi convidada pela Autohome Atibaia para um treinamento sobre climatização promovido pela Trane Brasil. Essa experiência aprofundou de forma descontraída, conceitos já conhecidos por nós, trazendo informações específicas e técnicas que nos auxiliarão em decisões de projeto futuras, podendo evitar até mesmo acidentes, então vem com a gente conferir um resumo de tudo que aprendemos por lá!

Inicialmente, o treinamento abordou o objetivo do uso do ar condicionado nos ambientes, que é de trazer conforto térmico à eles, não apenas de resfriar como muitos acreditam e eles fazem isso sendo compostos de uma condensadora e uma evaporadora que trabalham juntos em diversos sistemas diferentes para atender diferentes portes de projeto. Dentre esses sistemas, nós temos:

Split

O sistema Split é o que vemos no dia-a-dia, costuma atender muito bem ambientes menores, por conta de sua potência mais limitada, também possui um valor mais acessível se comparado aos outros modelos. A tubulação desse modelo pode percorrer até 30 metros.

Multisplit

O Multisplit tem esse nome pois com uma condensadora você consegue conectar múltiplas (até 5) evaporadoras (aparelhos ar condicionado). É um sistema que você deixando a infraestrutura pronta, não precisa conectar os 5 aparelhos de ar condicionado de imediato, pode fazer a instalação aos poucos. Sendo que o ar quente dos aparelhos só pode ser utilizado a partir da instalação do segundo aparelho. Outra particularidade é que como tem uma condensadora só para todos, ou você usa todos no frio ou todos no quente, podendo colocar um aparelho como líder ou será o líder o que tiver acionado o ar condicionado primeiro.

Apesar de o sistema Multisplit ser cerca de 30% mais caro, a longo prazo ele se paga, pois proporciona uma economia de cerca de 40% em energia elétrica e ainda mais caso você opte por fazer uma automação. Além de ser um sistema bastante silencioso, trazendo também conforto acústico.

A tubulação máxima desse sistema é de 100 metros, porém são 100 metros divididos entre as 5 evaporadoras, ou seja dividido igualmente, 20 metros para cada uma, podendo no máximo usar 30 metros para cada por conta das normas de funcionamento dos equipamentos.

VRF

O sistema VRF tem todas as vantagens do sistema Multisplit, só que ele é feito para espaços que precisam de uma potência maior (espaços maiores ou mais altos) e tem mais tecnologia.

Apesar de ter um custo mais elevado, o VRF também vai se pagar a longo prazo com uma economia de energia em cerca de 30%. Ao contrário da tubulação do Multisplit que utiliza cobre flexível, o VRF utiliza cobre rígido, porém em alguns casos é possível aproveitar parte de uma tubulação Multisplit pré-existente e converter para VRF.

No sistema VRF, você também consegue colocar as evaporadoras posteriormente aos poucos, porém ele só vai funcionar com 50% dos BTUs de capacidade total preenchida, caso contrário ele não vai ligar. Além disso, o sistema permite uma tubulação de até 1000 metros no total, trabalhando com até 250 metros de desnível e podendo lidar com até 50 metros de distância de uma evaporadora para a outra.

Profissional Michel explicando sobre o que não fazer com o aparelho.

Além de aprender sobre diferentes sistemas ar condicionado, também aprendemos alguns conceitos importantes específicos nesse treinamento, como:

  • Se a área técnica de um prédio (onde as condensadoras ficam penduradas) não for feita com um projeto, pode acarretar em sobrecarga dos equipamentos e acidentes mais graves como incêndios.
  • O gás do seu ar condicionado não vai cansar nem acabar, se alguém disser isso, provavelmente seu aparelho está com vazamento de gás.
  • A tubulação do ar condicionado tem sempre que ser feita de cobre, pois o cobre resiste a mudança de temperaturas, diferente do alumínio que com o tempo se torna maleável, acarretando em furos na tubulação.
  • Para cada metro de tubulação de ar condicionado é necessário 1 cm de queda.
  • Problema no dreno do ar condicionado vai acarretar em mancha na parede (por ser um problema interno da tubulação) e vai pingar em qualquer temperatura, já problema no fluído vai pingar apenas em baixas temperaturas.
  • Se você pintar o seu ar condicionado pode perder a garantia do equipamento.
  • Você não pode enclausurar seu aparelho sem se atentar às especificações técnicas dele.

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Comentários

Um comentário a “Climatização com Trane e Autohome”

  1. […] A Equipe Átrio Arch foi convidada mais uma vez pela Autohome a participar de um treinamento oferecido por eles em sua sede aqui em Atibaia-SP, já fomos em um treinamento deles antes sobre a climatização com ar-condicionado, você pode conferir tudo o que aprendemos clicando aqui. […]

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