Como escolher uma luminária?

Para começar, você deve ter em mente a necessidade no ambiente para o qual vai escolher a luminária, o que vai ser feito nele?

Por exemplo: Em uma cozinha ou home office, existe a necessidade de uma iluminação que forneça boa visibilidade nas bancadas e mesas para a execução de tarefas, enquanto na sala de estar e nos dormitórios, nem tanto.

Quais os principais tipos de luminária?

Arandela: A Arandela é uma luminária muito versátil, pode ser utilizada como item de decoração externo, iluminação de corredores, espelhos, quadros e também pode causar efeitos de iluminação indireta.

Balizador: Geralmente é utilizado de forma externa para destacar fachadas e sinalizar a circulação, é uma ótima forma de iluminar escadas.

Luminária de chão: É um tipo de luminária que pode ser tanto uma peça discreta, quanto algo imponente em um ambiente, muito utilizada em salas de estar, mas é um verdadeiro coringa.

Luminária de mesa: A luminária de mesa se mostra interessante para escritórios, mesas laterais em salas de estar e mesinhas de cabeceira, mas em funções e modelos diferentes, percebe?

Spots e trilhos: São muito versáteis e ótimas opções quando se quer uma iluminação homogênea ou de destaque em um revestimento ou obra de arte.

Mas só a luminária não faz o trabalho sozinha!

É preciso pensar na lâmpada que será utilizada e na temperatura da luz que será gerada, de que adianta colocar uma luminária com luz indireta para deixar o ambiente aconchegante se a temperatura da luz for extremamente clara e nada confortável?

Mas isso é assunto para outro artigo…

Precisa de auxílio na hora de fazer as escolhas pra sua casa, entre em contato!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *