A Equipe Átrio Arch foi convidada mais uma vez pela Autohome a participar de um treinamento oferecido por eles em sua sede aqui em Atibaia-SP, já fomos em um treinamento deles antes sobre a climatização com ar-condicionado, você pode conferir tudo o que aprendemos clicando aqui.
Mas para esse evento do dia 01º de outubro, foi abordada a automação de modo geral, os tipos, vantagens, desvantagens, pra que serve, como é feita, entre outras coisas, então vem com a gente conferir tudo!
Pra começar, você sabe os benefícios da automação? A automação pode auxiliar e muito na otimização de rotina das pessoas e isso é feito de diversas formas, como:
Economia de energia, segurança, acessibilidade, conforto, valorização do imóvel (para automação do tipo cabeada) e é claro o retorno sobre o investimento.
Ela faz tudo isso ajudando os dispositivos eletrônicos, permitindo a criação de cenas e comandos personalizados, isso pode ser vinculado ao controle de piscinas, jacuzzis, ar-condicionados, iluminação, irrigação, sistemas de segurança, ou qualquer outro dispositivo compatível, podendo ser acionada por diferentes assistentes como a Alexa, Siri e Google Assistente.
Existem dois tipos de automação: Cabeada e Wi-fi
Automação via Wi-fi
Esse tipo de automação é o mais acessível disponível hoje, ele é mais prático, econômico, fácil de instalar e proporciona segurança no sentido de você poder controlar equipamentos de segurança com ela, como câmeras, por exemplo. No entanto a automação via Wi-fi também tem suas desvantagens, por ser via Wi-fi ela terá limitações de alcance, pode gerar sobrecarga na rede e o seu consumo de energia nesse sentido será maior, além de que a rede Wi-fi hoje pode ser facilmente hackeada e isso deixaria suas instalações menos seguras.
Automação Cabeada
A automação cabeada apesar de ser de 30 a 40% mais cara do que a via Wi-fi, tem mais vantagens que ela, sua estabilidade e latência são melhores, proporciona maior segurança por se tratar de uma rede interna, tem menos interferência e conexão constante, suas únicas desvantagens são o custo inicial mais elevado e a instalação ser interna às paredes, então caso a casa não esteja em fase de obras, as paredes terão que ser recortadas para comportar a estrutura necessária.
Alguns fatos interessantes
- A instalação wi-fi é feita via hubs externos que são instalados sem quebrar paredes;
- Não pode passar fio de automação junto com instalação elétrica;
- Os dados da automação ficam em nuvem, o que permite que seus comandos fiquem salvos em caso de queda de energia;
- Em breve teremos tecnologias de reconhecimento facial sendo usadas como gatilhos para cenas de automação.
Ou seja, a automação vem conquistando cada vez mais espaço e já tem o poder de transformar ambientes e trazer qualidade de vida, maximizando o potencial dos espaços.
O treinamento terminou com um Quiz super divertido, onde ganhamos o 1º lugar com as respostas sobre o treinamento e com isso ainda ganhamos um brinde, além da noite de pizza que nos foi proporcionada, onde pudemos conversar com os outros profissionais presentes e fazer um networking, o que tornou a experiência ainda mais completa.
Gostou do nosso artigo? Nos acompanhe para ficar sempre por dentro das atualizações!
Deixe um comentário