Persianas e cortinas automatizadas por Amorim e Quatro Estações no Pavilhão Castelatto

No dia 19 de setembro fomos ao Pavilhão Castelatto (@castelatto) a convite da loja Quatro Estações (@quatroestacoesdecor), que além de oferecer um café da manhã maravilhoso, nos contemplou com uma palestra da Amorim cortinas e persianas (@amorimcortinas) da qual eles são representantes oficiais, eles falaram pra nós sobre a automação desses itens de diferentes formas.

Nesse artigo, vamos contar pra vocês como foi essa visita e compartilhar o que aprendemos com o Workshop, então vem com a gente!

Pavilhão Castelatto

Começando pelo Pavilhão Castelatto que é de uma beleza ímpar, só de o evento ser nesse espaço tão bem projetado e alinhado aos conceitos dessa marca que gostamos tanto, já foi um dos pontos altos pra nós.

O pavilhão foi projetado pelo arquiteto Mario Biselli, com o objetivo de mostrar o poder do concreto e suas possibilidades, criando um espaço que permitisse transcender a exposição dos revestimentos, proporcionando vivencias sensoriais, para reforçar esse conceito o projeto também se comporta como uma estrutura de valorização à arte, já que a Castelatto traz também essa possibilidade de transformar o concreto em arte e através dos seus produtos entrega outras formas de sentir, como só a arte é capaz de fazer.

Workshop

O Workshop foi promovido pela Amorim, uma empresa de cortinas e persianas fundada em 1985 que continua se adaptando às tendências de mercado, como a automação. Quem conduziu o evento foi Bruno Miranda (@influhomes) que tem especialidade em casas inteligentes.

Bruno iniciou com o conceito da automação, que para muitos tem correlação com apagar e acender luzes, quando na verdade é muito mais do que isso, automação é a resolução de dores e realização de desejos, ela faz com que a casa se adeque à rotina do morador, tornando a vida dele mais cômoda.

E isso pode ser feito em diversas escalas, do menor apartamento até a maior casa, tudo vai depender da vontade do morador, até porque a automação pode ser feita aos poucos e com o passar dos anos ela vem ganhando cada vez mais força, principalmente com a inserção da Alexa no dia-a-dia dos brasileiros.

A Alexa chegou em português aqui no Brasil por volta de 2020, com isso as automações cresceram muito, mas ainda não atingiram seu pico, na apresentação Bruno trouxe um gráfico que analisou o uso de automação dos últimos anos e fez uma projeção para os próximos, ao que tudo indica, o pico da automação no Brasil será no ano de 2027.

Ou seja, como podemos ver, a Alexa é muito mais do que apenas para dizer o clima e colocar músicas, se programada dentro de um sistema de automação, ela pode atender a comandos específicos que poupam tempo e otimizam a rotina.

Alguns usos vantajosos do combo Alexa+Automação:

Proteção solar: Você pode definir horários específicos nos quais gostaria que suas cortinas fechassem ou abrissem para proteger seu mobiliário do sol ou garantir que seu pet tome o sol da manhã, por exemplo.

Cenários personalizados: Com comandos de voz específicos programados a Alexa consegue alterar múltiplos equipamentos de uma vez, como por exemplo “Alexa, vou dormir” e ela apagar todas as luzes, desligar a tv, recolher o sofá, deixando apenas a luz do corredor acessa pra ir ao banheiro a noite.

Acessibilidade: Com comandos de voz específicos, é possível que uma pessoa com deficiência ou um idoso consiga facilmente pedir ajuda caso necessite com algum comando que realize uma ligação para familiares ou até para serviços de emergência.

Iluminação artificial: É possível configurar a iluminação artificial da residência para que a qualidade de vida do morador seja aprimorada, fazendo com que ela siga do ciclo circadiano de iluminação que designa diferentes temperaturas de luz de acordo com diferentes momentos do dia.

É claro que a automação não precisa ser feita exclusivamente pela Alexa, existem diversos modelos de controles, interruptores, aplicativos e centrais de automação que podem ser utilizados em seu lugar.

A cereja do bolo desse Workshop, foi que ao final vimos que não é necessária a automação para se ter cortinas inteligentes, isso pode ser feito por meio de conexão Wi-fi atrelada ao aplicativo ou à um controle remoto que conecta-se a sua cortina ou persiana!

Curtiu nosso artigo? Não deixe de comentar e compartilhar com alguém que você acha que gostaria de saber disso.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *